Nos dias 23 e 24 de julho de 2022 foram realizados comemorações pelos 100 anos da sociedade coral da nossa igreja. No dia 23 tivemos recital da nossa Nova Camerata e a noite culto de ação de graça, com participação do coral da Primeira Igreja Batista de João Pessoa e mensagem com o rev. Estevão. No dia 24 tivemos o rev. Aldenísio trazendo a palavra e apresentação do nosso coral.
Que Deus continue abençoando a sociedade coral, que continuem glorificando a Deus.
A “Sociedade Coral” da Primeira Igreja Presbiteriana de João Pessoa completa hoje, no dia 24 de julho, 80 anos de organização como “Sociedade”, com normas e estatutos adotados.
Entretanto, as atividades musicais harmonizadas, isto é, como Coral, na Igreja, tiveram início há mais de 20 anos antes da data acima referida. No dia 07 de setembro de 1922, por ocasião das comemorações do Centenário da Independência do Brasil, um grupo sob a regência do Presbítero Domiciano Nunes Soares, entoou, harmonizado, pela primeira vez, o hino “Divino Salvador” Nº. 200, do Hinário Salmos e Hinos.
Vejamos o que escreveu, no dia 24 de julho de 1948, o Presbítero Mardoqueu Nacre, no prefácio da 4ª. edição do “Saltério” (Coletânea de hinos avulsos selecionados) que era adotado em nossa Igreja pela Sociedade Coral:
“É-nos grata reminiscência assinalar com emotiva satisfação, que o precursor da música sacra em nossa Igreja, foi o nunca esquecido Rev. José Acylino de Carvalho, seu consagrado pastor de saudosa e venerável memória, que lhe desbravou a educação musical, com a criação e regência do primeiro coro evangélico organizado em João Pessoa, mantendo, ainda, aulas de música gratuitas, como complemento ao seu piedoso pastorado. Posteriormente prestou inestimável serviço à nossa comunidade cristã, o Presbítero Dominiciano Nunes Soares, que, além de realizar uma oportuna reconstituição de elementos para novo corpo vocal, exercendo lhe, com eficiência, a direção, merecendo, assim, o título de benemerência, que justamente lhe foi conferido. Dito conjunto de cantores iniciado em sete de setembro de 1922 e regulamentado, oficialmente, em 24 de julho de 1942, sob a denominação de “Conjunto Coral”, esteve, sempre, sob a regência do dedicado Presbítero”.
De conformidade com o que está registrado pelo Presbítero Mardoqueu Nacre, no dia 07 de setembro de 1922 nasceu o Coral da Primeira Igreja Presbiteriana de João, muito embora a sua organização, como sociedade, tenha ocorrido em 24 de julho de 1942.
Presb. Javan Fialho Viana (1916-2016)
Adaptado por Edmilson Falcão